Festival CeltiRock 2011

Festival CeltiRock 2011 – Cartaz:

Cartaz CeltiRock 2011

Festival CeltiRock 2011 – VIII edição

A 8.ª edição do Festival CeltiRock acontecerá em Pitões das Júnias, no dia 25 de Junho de 2011. Do programa fazem parte concertos com grupos de música tradicional (Trabucos, Al Medievo, Míscaros e Gaiteiros de Pitões) no largo da aldeia, exposição e venda de artesanato e produtos locais, espalhados em vários pontos da aldeia, queimada e visitas a locais de interesse turístico, como sejam, a Cascata, o Mosteiro de Pitões, o Forno do Povo e o Pólo local do Ecomuseu.

Festival Celtirock 2011 – Programa

15:00h – Workshops de Danças Tradicionais com Diana Azevedo;

16:30h – Passeio pedestre à Cascata e ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias;

18:ooh – Arruadas de Gaiteiros pelas ruas da aldeia;

21:30h – Concertos e animações de rua com os grupos: Trabucos, Al Medievo, Míscaros e Gaiteiros de Pitões, no largo da aldeia; Projeção de imagens;

24:00h – Queimada.

 Para quem desejar acampar, poderá fazê-lo, gratuitamente, junto à escola. Todos os espectáculos têm entrada livre.

Apresentação dos grupos:

  • Trabucos

Formado em 2004, Trabucos é um projecto musical com um trabalho especialmente ligado à música medieval e renascentista. Os Trabucos actuam em recriações históricas: feiras e mercados medievais, mercados renascentistas, feira árabes, arruadas, assim como em festas populares e outros eventos festivos. ..

Actualmente o seu historial conta com mais de uma centena de actuações por todo o país, afirmando-se como um dos projectos musicais mais dinâmicos a actuar em eventos de recriação histórica em Portugal. ..

Musicalmente os Trabucos procuram criar uma sonoridade própria e vigorosa, interpretando de forma enérgica e contagiante repertório proveniente de Códices Antigos.

  • Al Medievo

Al Medievo surgiu no início do ano da graça de 2010, depois de maturar algumas ideias sobre a constituição do grupo e os instrumentos a utilizar.

Tem um diversificado repertório instrumental e instrumental/vocal, da época medieval, ao qual imprime muita vitalidade, conseguindo, simultaneamente, criar distintas atmosferas musicais. Pode actuar em diferentes contextos: feiras e mercados medievais, animação de rua, entre outros.

O grupo utiliza gaita-de-foles; schalmei; gralla; tarota; rabel; vozes; timbalão; djembe; bombo; crótalos e pandeiretas.

Move-os o gosto pelo vasto legado histórico-cultural medieval, com o qual pretendem, sobretudo, fruir e fazer fruir de tão rica e peculiar música.

  • Míscaros

(em atualização)

  • Gaiteiros de Pitões

O Grupo de Gaiteiros de Pitões é formado por vários elementos. Tiveram início em 1998 tendo variadíssimas actuações nacionais e internacionais ao longo dos últimos anos. Tem como principais actividades concertos em palco, arruadas e romarias.

Contam com um reportório com base na música popular portuguesa, passacorredoiras e muiñeiras. Os instrumentos utilizados pelos Gaiteiros de Pitões são: gaitas tradicionais, bombo, caixas e pandeiretas de madeira e pele.

Tags: , ,